domingo, 25 de dezembro de 2011

Confira todas as participações do Inter na Taça Libertadores da América.


Em 2012, clube irá buscar o terceiro título em sua décima participação na competição

Confira todas as participações do Inter na Taça Libertadores da América Valdir Friolin/Agencia RBS
Após os títulos de 2006 e 2010, Inter encara pré-Libertadores para tentar o tricampeonatoFoto: Valdir Friolin / Agencia RBS
Depois de garantir uma vaga à pré-Libertadores na última rodada do Brasileirão, com direito à vitória no Gre-Nal e a um resultado paralelo que foi fundamental para as pretensões coloradas para 2012, o Inter planeja a próxima temporada em busca do tricampeonato da principal competição de futebol das Américas, da qual estará participando pela décima vez.

A caminhada começa em 25 de janeiro, no Beira-Rio, diante do Once Caldas. E segue no dia 1º de fevereiro, com o jogo de volta, fora de casa. As datas ainda podem sofrer alterações, mas o certo é que o Inter irá disputar uma vaga na fase de grupos. Viagens, estádios lotados, programação midiática intensa, jogos contra equipes tradicionais e outras nem tanto. O torcedor colorado poderá viver, pelo terceiro ano consecutivo — e pela quinta vez desde 2006 —, embates com alguns dos maiores e menores clubes do continente sul-americano e do México.

O clube brasileiro com maior número de participações — e também de títulos — é o São Paulo: 15 vezes. Em segundo, está o Palmeiras, que ganhou apenas um título, mas esteve presente em 14 edições. Com 13 participações e dois títulos, Grêmio e Cruzeiro dividem o terceiro lugar. Santos, com 12, e Flamengo, com 11, são os outros clubes brasileiros à frente do Inter em número de participações.

Confira como foi o desempenho colorado nas outras nove vezes em que o clube marcou presença na Libertadores da América:

1976 - 9º lugar
O Inter entrou na competição como campeão brasileiro. Na época, apenas o campeão e o vice do campeonato nacional garantiam vaga na Libertadores. Apesar de ter vencido os paraguaios do Sportivo Luqueño e o Olímpia (com mais um empate fora de casa), duas derrotas para o Cruzeiro culminaram em eliminação. Uma delas, histórica, ocorreu no Mineirão, e terminou em 5 a 4 para os mineiros.

1977 - 4º lugar
Com bom desempenho na primeira fase, o Inter se classificou para as semifinais, que, na época, eram jogadas em dois grupos de três times, com partidas de ida e volta. Foi eliminado novamente pelo Cruzeiro e terminou na quarta colocação.

1980 - Vice-campeão
Depois de se classificar em primeiro na fase de grupos, o Inter encarou um triangular semifinal com Vélez Sarsfield, da Argentina, e América de Cali, da Colômbia. Foi para a final invicto, depois de vencer o Vélez na Argentina e no Beira-Rio, e empatar em 0 a 0 duas vezes com o América. Na final, perdeu o título para o Nacional do Uruguai após empatar também em 0 a 0, em Porto Alegre, e ser derrotado por 1 a 0 em Montevidéu.

1989 - 3º lugar
Em outra boa campanha, o Inter parou em uma fatídica semifinal. Depois de uma fraca campanha na primeira fase, se classificou em terceiro, mas cresceu durante a competição. Nas oitavas, passou pelo Peñarol. Nas quartas, pelo Bahia. Mas, na semi, depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0, foi eliminado nos pênaltis, pelo Olímpia, no Beira-Rio, após perder no tempo normal por 3 a 2.

1993 - 20º lugar
A pior campanha da história do Inter em Libertadores terminou com eliminação na primeira fase, na lanterna do grupo, com apenas três pontos. Em seis jogos, nenhuma vitória. Foram três empates — contra Flamengo, América de Cali e Atlético Nacional — e três derrotas.

2006 - Campeão
Com 14 pontos ganhos na primeira fase, o Inter se classificou em primeiro no grupo — que tinha Nacional, do Uruguai, Pumas, do México, e Maracaibo, da Venezuela — e em segundo no geral. Nas oitavas, eliminou o mesmo Nacional. Nas quartas, a LDU, do Equador. Na semifinal, o Libertad, do Paraguai. E, na final, venceu o São Paulo no Morumbi por 2 a 1, e depois garantiu o título com um empate em 2 a 2 no Beira-Rio.

2007 - 18º lugar
Em sua sétima participação na Libertadores, o Inter entrou como campeão, mas saiu como mero coadjuvante após cair na primeira fase. O grupo era complicado. Contava com Emelec, Vélez Sarsfield e Nacional do Uruguai, que acabaram se classificando. Na última rodada, o Nacional, com os mesmos 10 pontos do Inter, passou à fase de mata-mata devido ao número de gols marcados.

2010 - Campeão
O bicampeonato da Libertadores veio com uma campanha impecável dentro do Beira-Rio. Em sete jogos, sete vitórias. Emelec, Cerro (do Uruguai) e Deportivo Quito foram as vítimas da primeira fase. Depois, Banfield e Estudiantes, da Argentina, São Paulo e Chivas foram derrotados e eliminados. O momento mais marcante, talvez, tenha sido o gol marcado por Giuliano diante do Estudiantes, na Argentina, na partida de volta das quartas de final. Após vencer o jogo de ida em Porto Alegre por 1 a 0, perdia por 2 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo. Em meio à fumaça da festa antecipada da torcida adversária, Giuliano recebeu passe de Andrezinho e tocou no canto. O Inter estava nas semifinais.

2011 - 11º lugar
Atual campeão, o Inter acabou sua participação na Libertadores de 2011 nas oitavas de final, diante do Peñarol, que ficaria com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Santos, na final. Depois de uma boa primeira fase, a equipe empatou em 1 a 1 com os uruguaios em Montevidéu e, na volta, foi derrotado no Beira-Rio por 2 a 1, de virada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casa no Jardim Porto Alegre.

Imobiliária Brasil Prime, CRECI J 6380. Vende Casa Localizada no Jardim Porto Alegre. Cód. 430 Valor R$ 500.000,00. Com aproximadamente 17...