Secretaria de Educação de Toledo e
Conselho Municipal de Educação iniciam reflexão com coordenadores pedagógicos e
diretores de escolas e CMEIs
A
consultora do Ministério da Educação/Unesco, Maria Madselva Ferreira Feiges
esteve presente no auditório do Senac de Toledo nesta terça-feira (05) à pedido
da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e do Conselho Municipal da Educação para
realizar uma reflexão com os coordenadores pedagógicos e diretores, tanto das
escolas, quanto dos Centros Municipais
de Educação Infantil (CEMEIs) sobre “Os direitos à aprendizagem de todos:
Relações entre legislação, políticas educacionais e compromisso político
pedagógico dos gestores educacionais”.
Segundo a Secretária de Educação, Tania Elisete de
Grandi, a Consultora do MEC/UNESCO também cumpriu uma agenda na Associação dos
Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) essa semana. “Nós conseguimos articular
para que houvesse esse momento aqui em Toledo para trabalharmos com diretores e
coordenadores pedagógicos a ação democrática da escola, o papel fundamental do
coordenador pedagógico em sua jornada diária pra se repensar os processos
pedagógicos no cotidiano escolar”.
Esse trabalho terá continuidade em outubro nos dias seis e sete, quando
Maria Madselva retorna para dar continuidade ao trabalho. Tânia explica que a
principal abordagem realizada hoje (05) foram dos “elementos democráticos no
interior da escola, o fazer pedagógico e se repensar a prática pedagógica,
principalmente elencando ai as questões que dizem respeito às atribuições do
coordenador pedagógico. Esse é mais um investimento que o município realiza em
torno da Educação”, salienta.
Maria Madselva explica que a reflexão
iniciada hoje (05) é o carro chefe da escola. “Pensar os direitos à aprendizagem
na ótica da construção do Projeto Político/Pedagógico da escola enquanto a
ferramenta que os gestores escolares, seja das escolas ou dos Cmeis, recorrem
para construir os direitos à aprendizagem. Nessa reflexão trouxemos algumas
bases, da atual legislação, das políticas do MEC em termos de formação
continuada, a questão do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa) que o município de Toledo já está inserindo, para
subsidiar a reflexão”.
Durante a apresentação, a consultora do MEC/ UNESCO destacou que não se
pode construir um Projeto Político/Pedagógico dentro da escola apenas pelas
mãos da direção e da coordenação pedagógica. “É necessário uma construção
coletiva”. E nesse processo existe formas e estratégias para a participação de alunos,
de pais e de funcionários. Estes e outros assuntos da gestão escolar serão
abordados nos próximos encontros em outubro.
“Os próprios gestores puseram indicações do que pode ser discutido nos
próximos encontros, é pensar então o direito à participação dos pais, como é
que nós modificaríamos o modelo de reunião que temos para trazer uma
participação mais intensa dos gestores escolares. Como ampliar a participação
no próprio interior da escola tomando como referência os resultados do conselho
de classe. Então já ficou uma agenda de conteúdo posta para o nosso próximo
encontro”, disse Maria Madselva.
Para a continuidade dessa reflexão, ela irá disponibilizar alguns
textos orientadores para a leitura com questões que permitam fluir a discussão.
“Os diretores e gestores escolares querem dar conta da tarefa que eles tem e
querem dar conta bem. Eles querem que seus alunos aprendam, que seus pais
venham à escola, que os funcionários e professores participem, então esse
momento é rico pra efetivar essas mudanças”, finaliza.
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