terça-feira, 5 de agosto de 2014

SMED realiza reflexão sobre Direitos à Aprendizagem de Todos.


Secretaria de Educação de Toledo e Conselho Municipal de Educação iniciam reflexão com coordenadores pedagógicos e diretores de escolas e CMEIs

A consultora do Ministério da Educação/Unesco, Maria Madselva Ferreira Feiges esteve presente no auditório do Senac de Toledo nesta terça-feira (05) à pedido da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e do Conselho Municipal da Educação para realizar uma reflexão com os coordenadores pedagógicos e diretores, tanto das escolas, quanto dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) sobre “Os direitos à aprendizagem de todos: Relações entre legislação, políticas educacionais e compromisso político pedagógico dos gestores educacionais”.

Segundo a Secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi, a Consultora do MEC/UNESCO também cumpriu uma agenda na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) essa semana. “Nós conseguimos articular para que houvesse esse momento aqui em Toledo para trabalharmos com diretores e coordenadores pedagógicos a ação democrática da escola, o papel fundamental do coordenador pedagógico em sua jornada diária pra se repensar os processos pedagógicos no cotidiano escolar”.

 

Esse trabalho terá continuidade em outubro nos dias seis e sete, quando Maria Madselva retorna para dar continuidade ao trabalho. Tânia explica que a principal abordagem realizada hoje (05) foram dos “elementos democráticos no interior da escola, o fazer pedagógico e se repensar a prática pedagógica, principalmente elencando ai as questões que dizem respeito às atribuições do coordenador pedagógico. Esse é mais um investimento que o município realiza em torno da Educação”, salienta.

 

Maria Madselva explica que a reflexão iniciada hoje (05) é o carro chefe da escola. “Pensar os direitos à aprendizagem na ótica da construção do Projeto Político/Pedagógico da escola enquanto a ferramenta que os gestores escolares, seja das escolas ou dos Cmeis, recorrem para construir os direitos à aprendizagem. Nessa reflexão trouxemos algumas bases, da atual legislação, das políticas do MEC em termos de formação continuada, a questão do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) que o município de Toledo já está inserindo, para subsidiar a reflexão”.

 

Durante a apresentação, a consultora do MEC/ UNESCO destacou que não se pode construir um Projeto Político/Pedagógico dentro da escola apenas pelas mãos da direção e da coordenação pedagógica. “É necessário uma construção coletiva”. E nesse processo existe formas e estratégias para a participação de alunos, de pais e de funcionários. Estes e outros assuntos da gestão escolar serão abordados nos próximos encontros em outubro.

 

Os próprios gestores puseram indicações do que pode ser discutido nos próximos encontros, é pensar então o direito à participação dos pais, como é que nós modificaríamos o modelo de reunião que temos para trazer uma participação mais intensa dos gestores escolares. Como ampliar a participação no próprio interior da escola tomando como referência os resultados do conselho de classe. Então já ficou uma agenda de conteúdo posta para o nosso próximo encontro”, disse Maria Madselva.

 

Para a continuidade dessa reflexão, ela irá disponibilizar alguns textos orientadores para a leitura com questões que permitam fluir a discussão. “Os diretores e gestores escolares querem dar conta da tarefa que eles tem e querem dar conta bem. Eles querem que seus alunos aprendam, que seus pais venham à escola, que os funcionários e professores participem, então esse momento é rico pra efetivar essas mudanças”, finaliza.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casa no Jardim Porto Alegre.

Imobiliária Brasil Prime, CRECI J 6380. Vende Casa Localizada no Jardim Porto Alegre. Cód. 430 Valor R$ 500.000,00. Com aproximadamente 17...